Originalidade

Essa página é dedicada informações sobre originalidade.
Informações retiradas da internet.
Abraço a todos(as)!


Encosto dos bancos traseiros

Os traseiros dos bancos quadrados (até 64) são diferentes, os cantos do encosto são mais arredondados

dos pos 64, conhecido como picoles tem o encosto traseiro com os cantos menos arredondados

ENCOSTOS TRASEIROS ATÉ 64





DOS PICOLES - 65 EM DIANTE




O ENCOSTO É O MESMO DOS 65/66/69/70

SÓ MUDA O MATERIAL, A FERRAGEM E LARGURA É A MESMA


LIMPADORES DE PARABRISANos SPLITS (1938 A 1953 1ª), a lataria onde vai o eixo do limpador não tinha aquela parte mais alta (SALIÊNCIA), era somente um furo, e era usado duas borrachas para que o eixo ficasse inclinado, os limpadores ficavam em posição de descanço do lado direito (do motorista).
DETALHE: o motor do limpador não tinha automático, portanto ele poderia ficar para a esquerda, mas assim atrapalha o motorista.



http://images.thesamba.com/vw/gallery/pix/314134.jpg
http://images.thesamba.com/vw/gallery/pix/314133.jpg

Nos OVAIS ((1953 2ª A 1957)era a mesma coisa, só muda o bracinho, pois até 1952 o bracinho era um arame que ia do tijolinho até a paleta, de 53 em diante passou a ser um ferro chato. . .



Nos Square Window (A PARTIR DOS 1958), depois de Julho de 1957, a carroceria teve mudanças, o vidro traseiro e dianteiro ficaram maiores, o painel foi mudado e na parte do eixo do limpador ja tinha a lataria saltada . . .



Os bracinhos, que são conhecidos como TIJOLINHOS foram até os 66 aqui no Brasil, na Alemanha até os 64.
A partir dos 67, mudou apenas o bracinho e paleta e o descanso passou para o lado do motorista



O descanso do lado direito do motorista foi até os 66 (acima)

A partir do 67 teve uma mudança, e o descanso passou a ser do lado do motorista (abaixo)



Concluindo, janela traseira menor, o limpador para para o lado do passageiro, janela traseira maior, para o lado do motorista . . . 

Os Braços de Limpadores que chamamos de "TIJOLINHO" (até 64 nos alemães, aqui no Brasil foi até 66)





eles usavam a plalheta que chamamos de "RODINHO" .




Abaixo os braços e palhetas do 67 em diante




Abaixo dos ovais (estes de 1955)







O vidro traseiro menor foi até o chassi B6-317067 (10/1966)
chassi B6-317068 em diante vidro traseiro grande

O limpador parado a direita do motorista saiu até o chassi B6-317265a partir de chassi B6-317266 era parado à esquerda.

resumindo: sairam 197 Fuscas com vidro traseiro grande e limpador parado à direita do motorista, foi do chassi B6-317068 ao chassi B6-317265.


RODAS

PADRÃO ORIGINAL DOS FUSCAS NACIONAIS

As cores das rodas de 5 furos (abertas e ventiladas) e de 4 furos.

ORIGINALIDADE

RODAS DE 5 FUROS (1200cc E 1300cc)

ATÉ 1961 e monocomaticos até 1962

Para as rodas de 5 furos fechadas
Aro: Branco Pérola L-87
Centro: mesma cor do veiculo
Para os que vinham com pneus faixa branca (luxo) o esquema de pintura é inverso:
Aro: mesma cor do veiculo
Centro: Branco Pérola L-87

Nos 1962 em diante as rodas são na cor cinza prata vw64
Calota: Símobo VW pintado de preto
Pneus: 5.60-15 Diagonais

OBS: - Em alguns modelos de 61 e 62 nas cores, AZUL PASTEL, VERDE TURQUESA, AZUL REAL, BRANCO PEROLA, os galões dos paralamas e as capas de estribos são na cor do carro, idem para os caninhos dos parachoques.

 - 

** Alavanca de câmbio, freio de mão, coluna da direção, ferragens dos bancos, suporte do assento traseiro: Branco Pérola L-87
** Caninhos e suporte dos Parachoques são na cor Branco Pérola L-87
** Braços dos limpadores na cor ALUMINIO, pode-se usar o ALUMINIO OPALESCENTE

*******************************************************

DE 1962 A 1966 1ª SÉRIE

Para as rodas de 5 furos fechadas de 1962 a 1966 / 1ª 
Aro: Cinza Prata VW 64
Calota: Símobo VW pintado de preto
Pneus: 5.60-15 Diagonais

Na foto abaixo da esquerda esta pintado em BRANCO PEROLA L87, e a da direita na cor correta CINZA PRATA VW64, somente para verem a diferença das cores

 -  - 

** Alavanca de câmbio, freio de mão, coluna da direção, ferragens dos bancos, suporte do assento traseiro: Branco Pérola L-87
** Caninhos e suporte dos Parachoques são na cor : 
Dos 1963 aos 1964 na cor 
Cinza Prata VW 64
De 1965 até 1970 1ª serie na cor Preta
** Braços dos limpadores na cor ALUMINIO, pode-se usar o ALUMINIO OPALESCENTE

*******************************************************

DE 1966 2ª SÉRIE ATÉ 1974 (1300cc)

Para as rodas de 5 furos ventiladas (abertas) 66 / 2ª até 74 (1300)
Aro: Cinza Prata VW 64.
Calota: Símobo VW não é pintado
Pneus: 5.60-15 Diagonais

 - 

* Havia uma cor parecida com um amarelo palido, mas sem referencia ate agora VEJA MAIS ABAIXO NO DETALHE.

** Alavanca de câmbio, freio de mão, coluna da direção, ferragens dos bancos, suporte do assento traseiro:**Branco Pérola L-87 - Cinza Prata**

1300 - 70 2ª SERIE EM DIANTE
** Alavanca de câmbio, freio de mão, coluna da direção, ferragens dos bancos, suporte do assento traseiro: Preto vinilico

** - Ainda em pesquisa pois existem estas duas cores, este tema já foi objeto de discussão neste fórum, aparentemente haviam as duas cores.
** Caninhos e suporte dos Parachoques são na cor Preta
** Braços dos limpadores na cor ALUMINIO, pode-se usar o ALUMINIO OPALESCENTE

1967: Branco Pérola L-87 
1968/1970 (1300): Cinza Prata   --  Parece que a cor é mais clara que a roda (Cinza Prata VW64)
1971 a 1974:Preto


107 (COLORGIN)
Cinza Prata 64 
REF.: http://www.sulbrasileira.com.br/colorgin/auto.htm

[size=150]DETALHE: [/size]

[size=150]DE 1967 A 1974[/size]

EXISTIRAM TAMBEM RODAS (ORIGINAIS DE FABRICA) COM UMA COR AMARELO PALIDO, NÃO ACHEI NADA OFICIAL, MAS POR CONHECIMENTO, MEU E DE OUTROS AMIGOS, ALGUNS SEDANS DOS 69 EM DIANTE SAIRAM COM RODAS NESTA COR, AINDA ESTOU ATRAS DE MAIS INFORMAÇÕES:

AS FOTOS ABAIXO FORAM FORNECIDAS PELO AMIGO JEAN, E A PINTURA APESAR DE DESGASTADA É ORIGINAL . . .

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR:

 - 

ABAIXO UM IMAGEM DE PROPAGANDA DA PROPRIA VW DO BRASIL, COM FOTO TIRADA NA PRÓPRIA FABRICA, EM UM FUSCA 69 COM ESTA MESMA COR DE RODAS:



*******************************************************

RODAS DE 4 FUROS

de 1970 2ª serie (1500cc) a 1986 / 1993 a 1996


Para as rodas de 4 furos de 70(2ªsérie-Fuscão) até 96 com ou sem calota
ATÉ 1974 COM CALOTA CHATA - EM 1975 A CALOTA ERA OPCIONAL DA SERIE.
DE 1975 PRA FRENTE, O PADRÃO ERA COPINHOS DE PLASTICO NA COR PRETA,
COPINHO NA COR ALUMINIO OPALESCENTE APENAS NA TL SPORT, BIZORRÃO, E AS PRIMEIRAS BRASILIAS
Aro: Aluminio Opalescente ou Aluminio uso geral, original p/ rodas vw cód 2166-combilaca.
Pneus: 5.60-15 Diagonais Até decada de 80, 
De 1980 a 1986 Pneus Radiais 5.60-15, de 1993 a 1996 Pneus Radiais sem Câmera 165 SR15


 -  - 

DETALHE: OS COPINHOS SÃO EM PLASTICO NA COR PRETA, MAS NA VERSÃO 75 1600S (BIZORRÃO) O MESMO SAIU COM RODAS ARO 14" (DE BRASILIA) E COPINHOS NA COR DA RODA (ALUMINIO OPALESCENTE)

AO CONTRÁRIO DO QUE DIZEM, AS RODAS ORIGINAIS COM COPINHOS AINDA POSSUIAM OS CAROÇOS PARA CALOTAS, AS RODAS ORIGINAIS TEM SEMPRE GRAVADA O ANO NO ARO, OS CAROÇOS COMEÇARAM A DESAPARECER DAS RODAS EM 1983 . . .



** Alavanca de câmbio, freio de mão, coluna da direção, ferragens dos bancos, suporte do assento traseiro: Preto
** Braços dos limpadores na cor ALUMINIO, pode-se usar o ALUMINIO OPALESCENTE até 1975, em 1976 em diante os braços dos limpadores eram em PRETO VINILICO.

NO FUSCA 1600S (BIZORRÃO), NOS FUSCAS 1600, NO SÉRIE LOVE 84, AS RODAS ORIGINAIS SÃO AS 5Jx14H (ARO 14 - AS MESMAS DA BRASILIA) PINTADAS NA COR ALUMINIO OPALESCENTE E OS PNEUS SÃO 5.90-14. 

NO SÉRIE ESPECIAL DE 1985 A COR DAS RODAS 5Jx14H É A MESMA DA CARROCERIA, OU SEJA VERDE CRISTALINO, AS RODAS VINHAM COM SOBRE AROS (ARINHOS), COM PNEUS 5.90-14.


 - 

Fotos de uma roda original de 1973

  

Fotos de uma roda original de 1986

  

FUSCA 1984 SÉRIE LOVE - AZUL COPA

- TÓPICO RELACIONADO: http://www.fuscaforum.com/viewtopic.php?f=71&t=505

FUSCA SÉRIE ESPECIAL 1985 - VERDE CRISTALINO



ABAIXO AS DIFERENÇAS ENTRE AS SETAS

DIANTEIRAS FINAS (ATÉ 65) E SORRISO CURTO

(65...69)
SETAS FINAS


SETAS SORRISO CURTO


TODOS SABEM QUE AS SETAS FINAS ATÉ 64 SÃO UM POUCO MAIS PRA FRENTE QUE AS DE SORRISO CURTO
ABAIXO VE-SE A POSIÇÃO CORRETA DE COMO INSTELA-LAS

DIFERENÇAS DE POSIÇÃO




BRASÃO do capô

A VW do Brasil adotou o Brasão em 1959, 



O Brasão "PAULISTERUM TERRA MATER" foi utilizado no Fusca de 1959 a 1964, mas vale lembrar que na época por considerarem bonitos, os proprietarios de 65 ou 66 pediam para colocar nas concessionarias. O unico fusca que saiu de fabrica com o Brasão foi o "CORNOWAGEN" de 1965  . . . O Brasão era utilizado tambem em Botões e Buzina e muitos acessorios como calotas da decada de 60 e 70, na decada de 80 os fuscas saiam com um novo volante e a Raposinha de Wolfsburg estilizada . . .

Abaixo um VW 1966 original sem o Brasão:



===============================================

Brasão do Fusca com protetor:



Brasão de um Karmann-Ghia:



Na Alemanha era adotada a RAPOSINHA (como é conhecido), que era o brasão da cidade de Wolfsburg, onde fica a Fábrica da VW desde 1937.

Imagens do Brasão e sua moldura em aluminio :

 -  - 


Algumas cidades da Europa tambem tinham seus Brasões, mas não eram originais e sim considerados acessorios : 



ABAIXO UM RARÍSSIMO BRASÃO NACIONAL COM CHAVE, ERA UM ACESSORIO E NÃO ORIGINAL







OS DOIS UNICOS BRASÕES RECONHECIDOS E OFICIAIS SÃO O DE SÃO BERNARDO DO CAMPO (BRASIL) E DA CIDADE DE WOLFSBURG (ALEMANHA), OS DEMAIS DE OUTROS PAISES SÃO ACESSORIOS, O PESSOAL TIRAVA A RAPOSINHA E COLOCAVA O BRASÃO DA CIDADE EM QUE ESTAVA NA EUROPA . . .



TANQUES DE GASOLINA(FUSCA)NA DECADA DE 40 O TANQUE ERA BEM DIFERENTE:
NO TYPE82E (KOMMANDEURWAGEN) ELE ERA CILINDRICO:



DEPOIS EM 46 ELE MUDOU O FORMATO:



A PARTIR DE 1950, MUDOU NOVAMENTE, ESTE TANQUE É CONHECIDO COMO "BOCA LARGA"



NO ZWITTER (52/2ª E 53/1ª) TINHA BOCA PEQUENA, ESTE TANQUE SAIU SOMENTE NESTE MODELO



A PARTIR DE 1956 É CONHECIDO COMO "TANQUE ALTO", ESTE TANQUE FOI ATÉ OS 63 NACIONAIS



ATÉ OS TANQUES DE 1960 NÃO HAVIA MARCADORES DE GASOLINA, O PESSOAL  MEDIA O NIVEL DO TANQUE A PARTIR DE UMA REGUA . . .

 - 

EM 1964 O TANQUE MUDOU E FOI ATÉ 1977



A PARTIR DE 1978 A BOCA DO TANQUE FOI PARA A LATERAL E SE MANTEVE ASSIM ATÉ OS FUSCAS ITAMAR



VIDRO TRASEIRO

ABAIXO A EVOLUÇÃO DO VIDRO TRASEIRO DESDE O INÍCIO



ABAIXO UM DESENHO COM AS EVOLUÇÕES



PARABRISAS

De 1938 a 1957 (ultimo oval)
Os Parabrisas são menores, conhecido como "CHORÃO"


Quando o Vidro Traseiro (oval) aumentou (1958) o parabrisa ficou maior



OS ESTRIBOS ORIGINAIS GERALMENTE TEM A CHAPA GROSSA, É COBERTA POR UMA CAPA DE BORRACHA E COM UM FRISO.
DEPENDENDO DO ANO A CAPA DE BORRACHA É DA COR DO CARRO, NO CASO DOS 59/60/61 E 63


 FRISOSVEJA AS DIFERENÇAS E MODELOS DE FRISOS

FRISO LARGO LISO DESDE O ZWITTER 52 ATÉ O 66








++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

FRISO LARGO - ESTRIADO DE 67 A 1970 1ª SÉRIE


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

FRISO FINO ESTRIADO DE 70 2ª SÉRIE EM DIANTE


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

NOS MODELOS STANDARDS NÃO ERA USADO O FRISO.

O MODELO 1950 A 1952 O FRISO DO ESTRIBO ERA LISO E VINCADO, ASSIM COMO TODOS OS FRISOS DO CARRO E PARACHOQUES



ABAIXO O DETALHE DO FRISO VINCADO DO ESTRIBO (1950 A 1952) E SUPORTE DE FIXAÇÃO NO ESTRIBO



FORRAÇÃO DE TETO (59 A 64)



A FORRAÇÃO DOS FUSCAS MAIS ANTIGOS É FEITA DE FORMA DIFERENTE DOS QUE CONHECEMOS (PÓS 65)

O CENTRO DO TETO E FEITO TODO DE MATERIAL "FURADINHO", NÁ ÉPOCA AINDA NÃO EXISTIA O MATERIAL "PINTADINHO"

A COLUNA C E O ACABAMENTO DO VIGIA TRASEIRO ERA FEITO EM "CRESPO"

AS FOTOS ABAIXO MOSTRAM A FORRAÇÃO CORRETA DOS FUSCAS DE 1959 A 1964









OBS.: O CENTRO DO TETO É COM O MATERIAL FURADINHO, AINDA NÃO EXISTIA O MATERIAL PINTADINHO NESTA ÉPOCA


EVOLUÇÃO DA TAMPA DO MOTOR DO FUSCA1932 - PROTOTIPO PORSCHE/NSU


1934 - PROTÓTIPO V1


1936 - PROTOTIPO W30


A APRESENTAÇÃO DOS KDF´S AO POVO ALEMÃO EM 1938
HAVIA UM CABRIOLET - FORAM APRESENTADOS 3 VEICULOS



1938 - KDF


1940 - TYPE 1 ALEMÃO


1942 - TYPE 1 ALEMÃO


1942 - TYPE 82 ALEMÃO
  

1944 - TYPE 85 ALEMÃO


1947 - TYPE 1 ALEMÃO


1949 A 1952 - HEBMULLER - ALEMÃO
**Este veiculo foi produzido pela HEBMULLER e não pela VW **


1950 - TYPE 151 CABRIOLET ALEMÃO
** Este veiculo era produzido pela Karmann-Ghia **


1951 - TYPE 1 EXPORT ALEMÃO


1955 - TYPE 1 ALEMÃO


1957 - TYPE 1 ALEMÃO


1958 - TYPE 1 ALEMÃO


1959 A 1961 - TIPO 1 NACIONAL


1961 - TYPE 151 CABRIOLET ALEMÃO
** Este veiculo era produzido pela Karmann-Ghia **


1962 - TYPE 1 ALEMÃO


1962 A 1964 - TIPO 113 NACIONAL


1965 A 1966 - TIPO 113 NACIONAL


1966 - TYPE 1 ALEMÃO


1967 A 1970 1ª SERIE - TIPO 113 NACIONAL


1968 - TYPE 1 ALEMÃO


1970 2ª SERIE A 1982 -1300cc - TIPO 113 NACIONAL


1970 A 1972 - 1500cc - TIPO 113 NACIONAL


1973 A 1979 - TIPO 113 NACIONAL
1300 ATÉ 1975
1300L DE 1975 A 1979 1ª SERIE 
1500 ATÉ 1975


1974 - TYPE 1 ALEMÃO


1975 - TYPE 1 ALEMÃO


1975 A 1976 - 1600cc - TIPO 113 NACIONAL
1600 S - BIZORRÃO


1978 - TYPE 1 ALEMÃO


1979 - TYPE 1 CABRIOLET ALEMÃO
** Veiculo produzido pela KArmann-Ghia **



1979 2ª SÉRIE A 1986 - TIPO 113 NACIONAL
DE 1980 2ª SÉRIE A 1982 - 1300L
DE 1979 2ª SÉRIE A 1986 - 1600cc

*OBS.: A tampa não possui o quadrado abaixo do nariz de placa, quando arrumar outra foto eu trocarei esta

1979 2ª SÉRIE A 1982 - TIPO 113 NACIONAL
APENAS NOS 1300cc E 1979 1300L


1985 E 1993 - 1600cc - TIPO 113 NACIONAL
(ENTRADA DE AR ABAIXO DA NARIZINHO DA PLACA)


1990 - TYPE 1 - MEXICANO


1993 A 1996 - TIPO 113 NACIONAL


2003 - ULTIMA EDICION - TYPE 1 MEXICANO


===============================================

AS TAMPAS DE MOTOR DE 1938 A 1957 SÃO CONHECIDAS COMO TAMPA "W"




EVOLUÇÃO DAS MAÇANETAS EXTERNAS

(PORTAS)  FUSCA
PROTÓTIPO NSU - 1932



PROTÓTIPO V1



PROTÓTIPO W30



KDF DE 1938



DA DECADA DE 40 EM DIANTE AS MAÇANETAS TEM PEQUENAS ALTERAÇÕES, DEPENDENDO DO ANO, SÃO MUITO PARECIDAS COM AS MAÇANETAS DA KOMBI, MAS NÃO SÃO IGUAIS, AS DE FUSCAS ERAM DIFERENTES

DECADA DE 40 A 1959 1ª SÉRIE (ALEMÃO)

 - 



NOS STANDARDS AS MAÇANETAS SÃO PINTADAS DE CINZA



NACIONAIS

DE 1959 2ª SÉRIE (NACIONAL) A 1978


NO PÉ DE BOI (STANDARD) 65/66/67 AS MAÇANETAS TAMBEM ERAM PINTADAS



DE 1978 A 1984



DE 1985 A 1986 E 1993 A 1996
SÃO AS MESMAS ANTERIORES SÓ QUE PINTADAS DE PRETO



PUXADOR DO CAPO

um detalhe que as vezes não prestamos atenção, mas este item tambem evoluiu com os anos

de 1938 a 1942



1943 a 1947



1948



de 1949 a 1951 (Aluminio)



1952 a 1955



1956 a 1961



1962 a 1965



1966 a 1967



1968 a 1973 (nos fuscas Alemães)




a partir de 1974 (nos fuscas alemães)

FORRAÇÃO DO TETO DE 1965 A 1974O TETO É COMPOSTO DE 6 GOMOS COM 5 VARETAS.

OS DOIS ULTIMOS GOMOS TEM UM ESPAÇAMENTO MENOR QUE OS OUTROS

EM BREVE COLOCAREI A MEDIDA DOS ESPAÇAMENTOS DOS GOMOS

DA FRENTE PARA A TRASEIRA:

1º. GOMO - PINTADINHO
2º. GOMO - FURADINHO
3º. GOMO - FURADINHO
4º. GOMO - FURADINHO
5º. GOMO - FURADINHO
6º. GOMO - PINTADINHO








AS COLUNAS SÃO DE TECIDO "CRESPO", TAMBEM CHAMADO DE "LISO"





O RESTANTE INCLUINDO O QUADRADO DO VIGIA TRASEIRO SÃO DE TECIDO PINTADINHO

DO 70 2ª SÉRIE EM DIANTE O MATERIAL EM VOLTA DOS VIDROS LATERAIS PASSOU A SER O FURADINHO


COR DO TANQUE DE GASOLINAA COR DO TANQUE DE GASOLINA, DE 1959 A 1980 ERA UM CINZA ESCURO

NÃO TEMOS REFERENCIA DA COR ORIGINAL 

FOTO DE UMA PINTURA DE TANQUE ORIGINAL DE UM FUSCA 66



UMA COR BEM PROXIMA DA ORIGINAL

CINZA MÉDIO DA GM


PODE-SE PINTAR TAMBEM DE 
CINZA URANO DA LINHA VW QUE É UM CINZA MAIS ESCURO.





CINTA DA BATERIA -
 VW DECADA DE 60





EVOLUÇÃO DAS CHAVES DE SETA 1961 A 1971


Anteriormente a 61 existia a chave antiga, também utilizada na Kombi, e quem souber a evolução antes disso poderá nos ajudar. Eu não sei a sequencia correta, o modelo é:



Para entender melhor, até 61 1ª série não existiam piscas nos paralamas dianteiros e a luz traseira tinha a função de freio e luz noturna.

 A função dessa chave seria a elevação das bananinhas.

Em 61 a partir da 2ª série deixam de existir as bananinhas e surgem os piscas finos nos paralamas, mas não existem os piscas na luz traseira ainda, como em 62, ou seja, a seta tem a função de piscar os piscas do paralama e as lanternas traseiras. Ao pisar no freio ao mesmo tempo não pode apagar a luz de freio, então ela é feita de SEIS FIOS.

O modelo dela é igual as chaves vendidas como SEM LAMPEJADOR, e realmente é SEM, mas tem seis fios e essas têm TRÊS.

Modelo de uma chave sem lampejador a partir de 61 1ª série



Esse modelo Sem Lampejador  foi até 1966 sendo então de SEIS FIOS em 61 e de TRÊS FIOS de 1962 a até 1966. Chamamos assim pois o Lampejador, comutador de luz alta, era no pé.

De 67 a 70 o modelo permaneceu o mesmo, mas a luz alta era na própria chave, veja:



Em 71 o lampejador sai do botão da chave e fica na chave, mas empurrando-se a haste para frente.

A grande diferença é que deixa-se de de usar o antimônio, e o desenho da chave muda um pouco, porém ela coninua sendo com a haste em "s"

veja:




A chave em L, muito vista em sites de venda de produtos e muito vista em fuscas e vendida nas lojas atualmente eu não sei a real utilidade original dela.


RESERVATORIO DE AGUA DO LIMPADOR DO
 
 FUSCA 1963
1 - ANTERIORMENTE AO CHASSI Nº. B4-142.239 E A PARTIR DO CHASSI Nº. B2-092.630, OS VEICULOS ERAM DOTADOS DE RESERVATORIO DE ÁGUA DO LAVADOR DO PARABRISA DIFERENTE. A SUA FIXAÇÃO ERA FEITA POR UM SUPORTE PRESO A RODA SOBRESSALENTE. AS RECOMENDAÇÕES SOBRE A PRESSÃO DE ENCHIMENTO PERMANECEM INALTERADOS.

2 - É FORNECIDO COMO ACESSORIO UM DISPOSITIVO AUTOMATICO DE ENCHIMENTO DO RESERVATORIO DE ÁGUA (PEÇA Nº. 113955971), O QUAL É LIGADO AO PNEU DA RODA SOBRESSALENTE. COM ISO É POSSIVEL REENCHER VARIAS VEZES O RESERVATORIO DE ÁGUA SEM A NECESSIDADE DE CALIBRAR O PNEU, GRAÇAS A SUA GRANDE RESRRVA.

UMA VALVULA DE MOLA INTERROMPE A PASSAGEM DE AR DO PNEU PARA O RESERVATOIRIO ASSIM QUE A PRESSAO BAIXAR PARA 1,3 A 1,2 atm (18 A 17 lb) EVITANDO QUE O PNEU SE ESVAZIE POR COMPLETO. UMA SALIENCIA NO CORPO DO DISPOSITIVO INDICA O LADO A SER ACOPLADO AO PNEU.

============================================

ABAIXO IMAGENS DO RESERVATORIO DE AGUA EXCLUSIVO PARA O LIMPADOR DE PARABRISAS DO FUSCAS 1963




COMUTADOR DO FAROL ALTO/BAIXO - ATÉ 66
Nos Ovais até os Nacionais 1966, o "comutador" que alterna entre farol alto ou baixo

fica ao lado da embreagem (na cangalha)

Este "comutador" não é um relampejador, ele só alterna os farois alto/baixo quando o farol esta ligado

Nos ovais:




em um 61/62




O "RELAMPEJADOR" começou nos fusca 1967, na chave de seta

 

Interior do Fuscão 1500 fabricados de 1970 à 1973

Todos os Fuscas 1500cc (Fuscão) de 1970 à 1973 sairam como o painel imitando Jacarandá, volantes pretos, alavanca de câmbio e freios de mão, pés dos bancos, travessa do assento traseiro e coluna de direção na cor preta.
  • O teto é o branco (pintadinho e furadinho)
  • Os tapetes de borracha são inteiriços (dianteiro e traseiro)
  • Cintos traseiro de segurança (na coluna e atrás) com a logomarca VW
  • As laterais de portas possuiam um pequeno acabamento imitando Jacarandá e acompanhavam as cores dos bancos, conforme fotos abaixo
Interior Preto Padrão
dsc008627rtdsc008645om














MAÇANETAS DOS VIDROS ORIGINAIS DO FUSCÃO ATÉ 73: 
MACANETAS 


PASSADEIRAS :
PASSADEIRAS
FUSCAO72-4










ESTAS PASSADEIRAS FORAM DO 67/2ª SERIE AO 1973 (1300 OU 1500) 

OPCIONAIS
pc2200173qkpc2200278yz









CARAMELO :
dsc006879mrdsc006899qx









MARRON CAFÉ :
pc2200153bnpc2200192ty










GELO :
7242rc7239mk









Farois OLHO DE BOI
TIPOS DE FAROL :

FAROL ASSIMÉTRICO: NÃO TEM O MESMO DESENHO EM TODA SUA CIRCULARIDADE. ELE MUDA A ALTURA EM UM CERTO PONTO EM RELAÇÃO AO OUTRO. 
FAROL SIMÉTRICO: TEM A MESMA FORMA EM TODOS OS LADOS.

Para facilitar, ja foi discutido no forum a respeito dos farois olho de boi da  decada de 60 até 1972, sobre originalidade

de 1950 a 1959 (importados):
A lente era BOSCH ou HELLA, a furação no aro onde passam os parafusos de fixação do foco do farol eram diferentes dos nacionais, a furação é conhecida como 9hs (BOSCH) e 7 e 25 (HELLA) 



(DETALHES DAS LENTES NO FINAL DA PAGINA)

===============================================

BOSCH / HELLA:
 - 

VISTA EXPLODIDA (MONTAGEM) - ARO COM FURAÇÃO BOSCH



de 1959 a 1963: 
as lentes são ARTEB-HELLA, podendo ser lisas até 62, as originais lisas tem a marca ARTEB-HELLA-ARTCRIS na lente, farol SEALED-BEAN. (foto abaixo)

SEALED-BEAN:
ORIGINAIS APENAS EM ALGUNS DE 60/61/62, MAS AS LENTES SÃO GRAVADAS COM A MARCA ARTEB-HELLA, OU HELLA NO 59 ALEMÃO, EXISTEM TAMBEM 60/61/62 COM  AS LENTES ESTRIADAS ARTEB HELLA
 - 

OBS:- NOS E.U.A, ERA OBRIGATORIO O USO DE FAROIS SELADOS, POR MOTIVOS DE SEGURANÇA, JA QUE ILUMINAVAM MELHOR, MESMO COM LAMPADAS 6 VOLTS.

ABAIXO FAROIS SEALED BEAN COM LENTE LISA SEM MARCA, REPAREM NA FURAÇÃO (PARA REGULAGEM DE FAROL) ESTA FURAÇÃO É A ORIGINAL DO FUSCA NACIONAL, E NÃO É A DO CAMINHÃO MERCEDEZ QUE É IGUAL A FURAÇÃO DO FAROL COM LENTE ESTRIADA
ABAIXO AS LENTES HELLA ALEMÃS LISAS:



TREMENDÃO:
FAROL SEALED-BEAN, NÃO É CONSIDERADO ORIGINAL DE FABRICA, MESMO QUE FOI TROCADO EM CONCESSIONARIAS, POR ILUMINAR MELHOR ELE GERALMENTE ERA TROCADO POR PEDIDO DO PROPRIETARIO, ESTE FAROL É CONSIDERADO COMO "ACESSORIO DE ÉPOCA".


PROPAGANDA DO FAROL DA GE/ROSSI:




































PASSADEIRAS ORIGINAIS (FORRAÇÃO DE

CHÃO)NA DECADA DE 50 ERA USADO UMA ESPECIE DE SISAL



MAS ATUALMENTE O PESSOAL USA UM CARPETE BUQLÊ QUE FICA BEM PROXIMO DO ORIGINAL




DE 1959 A 1968 1ª SERIE



ESTA PASSADEIRA É CHAMADA DE CARRAPATINHO


DE 1968 2ª SÉRIE A 1973 - CINZA ANTRACITO



DE 1970 A 1973 APENAS NOS 1500
COM OPCIONAL DE BANCOS E LATERAIS DE PORTA NAS CORES
MARROM CAFÉ, CARAMELO OU BRANCO GELO

MARROM CANELA




DE 1974 A 1978 - NA COR PRETA




DE 1978 EM DIANTE
É USADO CARPETE NO COR PADRÃO PRETA
EM OPCIONAIS ERA DE OUTRA COR, ABAIXO O CARPETE 
DO 78 MONOCROMATICO.




BANCOS VW SEDAN 1964
OS BANCOS DO 64 SÃO OS QUADRADOS, IGUAIS AOS DO 59/60/61/62 E 63, O QUE MUDA É A PARTE DE CIMA QUE USA OS PIJAMINHAS DO 65 E 66 NOS 2ª SERIE


  




OS 1964 DO 1º SEMESTRE (PRIMEIRA SÉRIE), SAIRAM COM OS BANCOS DO 63 MAS COM COSTURA ELETRONICA. . . 
ESTE 63 DAS FOTOS TEM OS BANCOS DO 64, PODE SER QUE ELE TENHA SIDO UM DOS ULTIMOS 63, JA UM MODELO 64, OU UM 63 FATURADO COMO 64, FATO COMUM ATÉ HOJE

Bancos VW 64 1ª Série .











FONTES:

FORUM FUSCA BRASIL  link: FFB
Pirituba Fusca Clube Link: PFC
GOOGLE...



PORTAS DOS SPLITS E OVAIS

AS PORTAS VINCADAS FORAM ATÉ JULHO DE 1955 DE AGOSTO DE 1955 EM DIANTE PASSA A SER A PORTA LISA, PRATICAMENTE A MESMA PORTAS DOS FUSCAS NACIONAS ATÉ 1977





MAÇANETAS 



DO 1950 ATÉ 1955, A MAÇANETA É MUITO SEMELHANTE A DA KOMBI NACIONAL, POREM COM ALGUMAS DIFERENÇAS, PRINCIPALMENTE NO "COLARINHO" E FORMA DE ENCAIXE.

DE AGOSTO DE 1955 A JULHO DE 1959, É TAMBÉM DE PUXAR PORÉM, A MAÇANETA APRESENTA UM  VINCO E UM "COLARINHO" MAIS ALTO E MAIS LARGO (GORDINHO)

ABAIXO O BATENTE (QUE VAI NA COLUNA) DAS MAÇANETAS ATÉ JULHO DE 1959



AS MAÇANETAS INTERNAS TAMBEM SÃO VINCADAS;



AS MAÇANETAS DOS STANDARDS NÃO ERAM CORMADAS E SIM PINTADAS



ATÉ JULHO DE 1955, SENDO QUE DE JULHO DE 1949 A SETEMBRO/OUTUBRO DE 1952 O BOTÃO (MANIVELA DA MAÇANETA) É DIFERENCIADO, EM OUTUBRO DE 1952 PASSARAM A SER NO MESMO FORMATO CONHECIDO COMO BOTÃO DO PAINEL . . 

A MAÇANETA VINCADA FOI ATÉ 1955 (PORTA VINCADA), E A PARTIR DE AGOSTO DE 1955 PASSA A SER LISA COMO NOS NACIONAIS, POREM A COLORAÇÃO DO BOTÃO TANTO NAS LISAS QUANTO NAS VINCADAS É DIFERENTE DOS NACIONAIS, A COR É MANTEIGA (YVORY L567)



AS ROSETAS DAS MAÇANETAS VINCADAS TAMBEM SÃO DIFERENTES, A FOTO ABAIXO NA COR PRETA DOS STANDARDS.


OS QUEBRA VENTOS NAS PORTAS FORAM INTRODUZIDOS EM 1953.